sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ora a vida...

Como foi me questionado anteriormente... Realmente é muito fácil falar e apontar os erros, difícil mudar...
É difícil exatamente pela falta de compaixão das pessoas que estão no poder, pois se houvesse incentivo dos governantes, com certeza a população ajudaria...

Em relação as doenças psicossomáticas, que muita gente não gosta do meu ponto de vista... porem uma breve analise de casos comuns... Existe uma grande diferença entre estado depressivo e a patologia depressão. É muito normal entrarmos em estados de tristeza profunda, ou até mesmo estados depressivos, o que me irrita são as pessoas que jogam tudo para o alto e se fecham diante dessas simples fases... Se analisarmos bem, veremos que a maior incidência da doença ocorre em classe média/alta... Pessoas muito centradas no Eu, eu preciso, eu faço, eu consigo... Quando o eu não consegue, a pessoa se abala e desencadeia esses estados, uma vez abraçado essa característica psicossomática, esta instalada a patologia... Enfim acho muito fácil algumas pessoas terem e se isolarem, precisando de ajuda.. a melhor ajuda é ajudando ao próximo, pensar apenas no próprio sofrimento é muito deprimente... ver o sofrimento alheio e ajudar a diminuir os mesmos são as melhores terapias, ao meu ver.
Existem tantas mulheres pobres, moradoras de favelas, que tem dois ou três filhos, tem um emprego, trabalha, consegue pegar as crianças na escola, consegue comprar a mistura da janta, e chega de noite ainda consegue conversar com as vizinhas e sorrir... Essas pessoas não têm tempo de ficarem triste, têm bocas para alimentar, coisas para cuidar. A ocupação, solidariedade e CARIDADE são os melhores remedias para doenças desse tipo.

Em relação a consertar as coisas, acho que o certo mesmo a fazer seria uma reforma geral, uma reforma pessoal de inicio, se todos conseguissem ver o que esta errado e perceberem que fazem parte do problema já são meio caminho andado.


Vou colocar mais um pensamento diante do texto acima:

Ora a vida

O que é a vida senão o caminho até a morte?
O que é a morte se não o resultado final de uma vida...

Diante disso o que fazemos aqui... Cabe a cada um responder, qual é seu papel diante do mundo, mas se todos temos o destino final em comum, porque não trabalharmos em conjunto para transformar a vida em algo mais fácil, prazerosa e interessante.
Quero dizer, a meu ver estamos vivos apenas para aprender, pois é a única virtude que não podem roubar de nos, apenas o Alzheimer, rsrsrsrs... desculpa, então sendo assim é a única coisa que levamos em conta o aprendizado obtido nessa vida, nenhuma riqueza se carrega na morte, ela passa de um para o outro até ficar velha e ser descartada... pessoas com rios de dinheiro e outras com nada, isso eu acho muito triste. Mas eu acho mais triste ainda deixarem pessoas afastadas de um colégio, de uma educação digna onde possa se ter um mínimo de dignidade diante da vida e respeito... por exemplo é muito absurdo saber que o mercado da farmacêutica apenas esta interessada em doenças que acometem pessoas de alto poder aquisitivo, e que muito dificilmente iniciariam pesquisas para doenças onde um população pobre a tenha. Mas essa população pobre é pobre pela falta de consideração dos nossos “irmãos” governantes... enfim não vou voltar ao mesmo assunto...

Então para responder a um leitor... acho que inicialmente deveríamos fazer uma REFORMA mental, simples onde possamos colocar cada um de nos como cidadão e ser humano em cada lugar, colocar as responsabilidades socioculturais a tona, e procurar finalizar com a hipocrisia das preservações das culturas primitivas...

Ta bom por aqui, assim que o pessoal ler e ir comentando eu vou postando... na realidade tenho vários projetos em mente, mas que não cabem eu colocar aqui, pois quero realizá-los por mim mesmo :)

3 comentários:

  1. ...E Raul o caminho da evolução é o resumo da própia evolução é tudo que consigo dizer

    contínue assim creio que estamos no caminho certo


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha, muito boa a parta da reforma mental, sim.
    Mas tenho dúvidas: O que é, pra você, cidadania? O que é responsabilidade sociocultural? E, acima de tudo, o que é uma cultura primitiva? E por que ela seria hipócrita?

    E mais: Os governantes são os únicos culpados? E a falta de interesse da população pela política? E o caráter mercadológico dos sistemas eleitorais? Quantas pessoas na rua lembram em quem votou na eleição passada? A culpa desse 'comodismo' dos políticos é somente resultado do egoísmo nato dessa classe?

    Mais: Será que as pessoas acreditam necessitar de tudo isso que você considera melhor pra elas?

    Em relação as doenças psicossomáticas, acredito que haja alguma confusão nessas suas afirmações. Empiricamente e estatísticamente confuso. Conheço pessoas pobres que apresentam sintomas de doenças desse tipo. Conheço pessoas ricas que não apresentam nenhum sintoma. E, segundo estudos, crianças também podem sofrer de doenças psicossomáticas, o que já torna sua argumentação falha. Não vejo a ligação entre poder aquisitivo e tal problema. E nunca li nada a respeito. Não posso negar tal afirmação, mas (acabei de pesquisar mais, pra me certificar) não há qualquer dado cientifico que una tal problema biológioco/psicológico ao fato social pobresa. Assim como a personalidade de cada individuo não é definida somente por seu poder aquisitivo. TRata-se de uma conjuminação de fatores complexos atuando em conjunto. Fatores biológicos, psicológicos e sociais.

    NOssa, cansei depois disso tudo.
    Muito bom debater contigo, Raul.
    Gosto da sua linha de raciocínio.
    Bom saber que existem pessoas que também se preocupam. ;]

    ResponderExcluir
  3. É Raul você como um futuro médico deve saber muito sobre essas doenças... o que é real e o que não é... triste mesmo é não poder mudar isso assim tão fácil né... mas se cada um fizer sua parte... com certeza vamos chegar lá.... beijoossss

    ResponderExcluir