quarta-feira, 20 de abril de 2011

Preconceito


Ola pessoal, estou de volta, e com varias novas inspirações e reflexões que estarei postando aqui sempre que possível.

Gostaria de falar sobre algo que vem me deixando muito preocupado. Na verdade é algo que nunca esteve fora da nossas realidades, da nossa cultura como Humano. Veja, não estou especificando nenhuma nacionalidade ou cultura, mas percebo em todos e qualquer tipo de pessoa passa por esse grande e velho problema o preconceito.

Tento entender os estereótipos, tento entender por que é tão importante se enquadrar nos padrões, e em que padrões. Porque e por quem são definidos tais coisas? Desde quando a natureza tem um padrão para formar as coisas, desde quando as pessoas devem ser iguais?

Quanto mais eu penso mais eu percebo que os preconceitos são na verdade os detalhes óbvios da vida. Ser rico, pobre, magro, gordo, loiro, feio, bonito, gay, mulher, baixo, alto, inteligente, burro, cabelo ruim, até mesmo quando se é feliz podemos ser alvos de preconceito... Enfim, qualquer adjetivo que se possa pensar é capaz de se tornar um motivo para preconceitos (chacotas).

A diversidade é algo intrínseco dos seres e graças a Deus somos assim, ou então não haveria quase nada de diferente no mundo. Os verdadeiros preconceituosos são pessoas inseguras nas quais preferem tomar atenção nos outros a em si mesmo (que é onde esta o verdadeiro problema).

Moda, estilo e jeitos são apenas adequações da própria personalidade dentro do corpo. O corpo é a extensão da nossa personalidade, e é por isso que existe tanta diversidade, a moda então nada cria (tendências), na verdade ela mostra um leque de possibilidades e aquelas pessoas que sentem alguma conexão com tal estilo ira buscá-la de algum modo.

Dai vem meu apelo, tentemos ignorar certas diferenças, tentemos permitir conhecer as pessoas antes de julgá-las. Alias porque julgamos?

Sempre digo a mim mesmo que quando preciso de algum exemplo de humildade é só olhar no mundo animal. É bem visível alguns animais que cuidam de outras espécies e são completamente diferentes, mas que não julgam, dão todo amor e carinho. Por que é tão difícil para nós, os seres que somos capazes de raciocinar, de estudar e evoluir tender a tais comportamentos?


Vejo coisas que me assustam, por exemplo, dentre profissionais de ensino superior como médicos que zombam de certas especializações, ou então profissionais que diminuem certas outras profissões.

Meu desabafo entra com um pouco de revolta, ao ver tais coisas. Reflitam um pouco sobre as fotos colocadas e me digam sinceramente se aceitariam ser atendidos por um medico assim?

Fiquei muito triste ao ler sobre jovens homossexuais nos Estados Unidos que cometeram suicídio algum por pressão ou bulling e outros como protesto. Ainda me pergunto a que patamar de perturbação e stress esses jovens chegaram para fazerem isso, e tudo por quê?

Aqui no Brasil pessoas batendo, atacando com lâmpadas pessoas por causa de orientação sexual? Qual é a razão ou cabimento de tal atitude?

É errado, é impuro? Diante de tais exclamações a única coisa que me vem à cabeça é “amai ao próximo como a sim mesmo e a Deus sobre todas as coisas”. E isso me conclui que são pessoas sem amor próprio.

Perturbadas pela própria infância e ignorando a própria imagem amargurada, são crianças que carregam marcas e precisam exteriorizar tal sofrimento. A minha dica seria sempre busque o autoconhecimento. Todos nos passamos por momentos tristes, e alguns bem traumáticos, e quando permitimos conhecer a nos mesmo, essa raiva toda sai. Acreditem.

O verdadeiro e grande desafio de todos nos é aprender a conviver com nos mesmos, buscar o defeito nos outros apenas aponta que tempos defeitos em nos mesmos que precisam ser consertados.

Acho bonito quando as pessoas pedem para respeitar as diferenças. Mas essa frase me faz refletir muito, e me limita um pouco, não sei se é algum bloqueio, mas me pergunto “diferenças de que?” No dicionário nos mostra claramente que a palavra significa diversidade, falta de semelhança, distinção... Ou seja, é a naturalidade da nossa raça quanto humanos. Não há um ser igual ao outro tendo a personalidade em mente. Tanto é claro que gêmeos que possuem a mesma carga genética, são criados pelos mesmos pais, no mesmo ambiente e as vezes usam até as mesmas roupas, possuem personalidades completamente diferentes.

Dito isso, agradeço a todos que leram, e respeitemos uns aos outros.

14 comentários:

  1. Muito bem dito Raulzito, Leo aproves it!

    ResponderExcluir
  2. Raul, concordo com tudo que você falo se fosse para acrescentar algo seria a palavra nada, pois com este texto conceguiu expressar tudo que eu pederia comentar ou argumentar sobre esse assunto... mil bjo

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão amor, admirável perceber como causa perplexidade a muitos ainda, como vc, aos que ainda possuem esse respeito pelo próximo. Porque podemos não imaginar, mas o próximo pode estar muito mais próximo do que imaginamos, podemos estar na pele dele um dia, disseram na bíblia que com a mesma severidade que julgamos seremos julgados, mas acredito que a questão não é essa, ainda é a do respeito, da humildade mesmo, sempre temos algo a aprender com o outro justamente por conta dessas diferenças, então deveríamos agrader por sermos diferentes, não? E quando fizermos isso vamos perceber que somos mais parecidos do que imaginávamos... Continue escrevendo! Parabéns pelo desabafo, pela sinceridade das palavras. Beijos! Amo vc. ♥

    ResponderExcluir
  4. Ráaaaa....
    Fico feliz em ler algo de tamanha qualidade parabéns pela sua forma de expressar seus pensmentos, mostra a sua capacidade de desenvolver tanto o lado espiritual quanto o humano...parabéns pela reflexão...e o preconceito é um pré conceito de tudo o que não conhecemos e não queremos conhecer e temso raiva de que conhece... e enquanto haver esse pré conceito de tudo o mundo é ....oque é nessa sociedade !!
    sylvana

    ResponderExcluir
  5. Adorei a nova formatação do Blog, tudo a ver! Sucesso amor! Te amo! ♥

    ResponderExcluir
  6. Quando eu penso em preconceito me vem apenas uma palavra... Medo. Incapacidade de permtir que a consciencia perceba o diferente, porque este assusta.
    olhar o outro, perceber o outro, eh ter que entender e observar a si mesmo. Ainda existe um pouco de medo em geral de chegar a si mesmo, e olhar para dentro e admirar o que somos.
    Quando voce disse que a chave está no autoconhecimento, eu concordo completamente. Conhecer a si mesmo eh um desafio. Abandonar o preconceito eh natural nesse processo. Ouvir a opniao de quem esta buscando o atoconhecimento sobre esse assunto eh ter uma aula de valor inexplicável. Te admiro muito meu amigo querido, obrigada por compartilhar com tds nos seus trajetos! Abraço.

    ResponderExcluir
  7. mas olha que interessante que o texto hoje do meu blog por sinal escrito pelo grande Bratz foi também sobre preconceito
    passa lá que meu blog ta fazendo três anos e está em festa total!
    gostei daqui e já estou seguindo

    beijoooooos

    ResponderExcluir
  8. ah! sua reflexão sobre o assunto foi muito boa mas eu penso que desde que inventaram este deus que a coisa degringolou de vez!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Exelente texto, fico feliz de saber que vc pensa assim, realmente o mundo vive cercado por preconceito, homofobia e complexos de inferioridade.Provalvemente não irá mudar, mas podemos tentar fazer nossos amigos abrirem os olhos para pelo menos melhorar um pedacinho do mundo! ;) abrass Raul

    ResponderExcluir
  10. Sabe, concordo em gênero número e grau, mas o que mais me irrita é que ainda temos que discutir uma questão tão arcaica quanto essa, é incrivel ainda ver que mulheres são apedrejadas, gays apanham, os mais fracos são oprimidos, nossa!! Como isso ainda existe é que eu não consigo entender! Existem coisas que me revoltam, me deixam triste, me fazem querer parar de viver mas precisamos acredtar que as coisas ainda vão melhorar, tem que melhorar, tudo tende a evolução, caminhamos a passos bem lentos mas um dia cheremos lá, por isso pessoas como vc ainda estão aqui... Como diz a Dori "Continue a nadar, continue a nadar, nadar, nadar..."

    ResponderExcluir
  11. O ser humano ainda está um um processo que o outro causa um estranhamento em sí mesmo, o outro é sempre um espelho de si, e como não estamos acostumados nem ensinados a nos auto-observar, para não nos criticarmos, criticamos o outro.. que nos espelha.. mas um dia chegamos lá, tudo ao seu tempo! Ótimo feriado..

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto...
    Realmente há tantos preconceitos, tanta coisa tosca, ignorante que revolta....
    O homem é o pior dos animais...
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Nossa Raul...Parabéééns, esse texto ficou muito bonito e infelizmnete essa é uma realidade que existe...Tenho orgulho de ter vc como amigo!Continue escrevendo pois vc tem talento! Beijos

    ResponderExcluir
  14. tb concordo com tudo
    parabéns pelo texto e o blog!

    ResponderExcluir